Desde o bem-sucedido "Resident Evil" para PSone, em 1996, o produtor Shinji Mikami esteve envolvido na criação de novos capítulos da série e em outras franquias do mesmo estilo, batizado pela Capcom de "survival horror", como "Dino Crisis" e "Onimusha". De conceitos não utilizados por esses jogos surgiu "Devil May Cry", no início da vida do Playstation 2, que apresentou um ritmo muito mais ágil do que o de seus "irmãos". Apesar de contar com componentes de exploração e de solução de enigmas habituais, ele focou principalmente os combates rápidos, repletos de combos, e em uma trama dantesca sobre guerreiros e demônios regada a muito rock pesado.
Depois de três jogos exclusivos para a plataforma da Sony (nos consoles de mesa, já que o PC ganhou uma conversão do terceiro jogo), o quarto capítulo da franquia chega à geração atual quebrando a tradição, disponibilizado não só para o Playstation 3, mas também para o rival Xbox 360, com mínimas diferenças.
Nova geração, novo protagonista
A novidade mais significativa de "Devil May Cry 4" é a mudança de protagonista: o grande herói Dante, filho do demônio Sparda, desta vez foi posto de lado em favor do estreante Nero - em um exemplo muito similar ao que ocorreu com "Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty", com o veterano Solid Snake à sombra do novato Raiden.
Depois de três jogos exclusivos para a plataforma da Sony (nos consoles de mesa, já que o PC ganhou uma conversão do terceiro jogo), o quarto capítulo da franquia chega à geração atual quebrando a tradição, disponibilizado não só para o Playstation 3, mas também para o rival Xbox 360, com mínimas diferenças.
Nova geração, novo protagonista
A novidade mais significativa de "Devil May Cry 4" é a mudança de protagonista: o grande herói Dante, filho do demônio Sparda, desta vez foi posto de lado em favor do estreante Nero - em um exemplo muito similar ao que ocorreu com "Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty", com o veterano Solid Snake à sombra do novato Raiden.
Fórmula de sempre
"Devil May Cry 4" definitivamente , para bem ou para mal, se mantém fiel à fórmula da franquia, sem maiores inovações ou ousadias. É o tipo de jogo que preservará os fãs antigos e criará muitos novos, mas não converterá seus detratores.
Como ainda mantém algumas influências do "survival horror", o jogo preserva um senso de exploração, mesmo pequeno, fazendo com que o jogador busque itens que propiciam poderes especiais ou outras facilidades para que ele siga à diante pelos estágios.
Nada muito complicado, baseado geralmente em uma fórmula que mistura tentativa e erro, com repetição: se o jogador se encontra em uma bifurcação, por exemplo, ele descobrirá que, na maioria das vezes, um caminho está obstruído e outro aberto. Ele então precisará percorrer o disponível, resolver o que o jogo propõe, e voltar depois com a solução para habilitar o outro, com um chefão gigantesco e monstruoso esperando ao final.
Nero e Dante |
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Sistema de combate
Outro aspecto que se mantém fiel à fórmula da franquia é o foco voltado especialmente para os combates intensos. Hordas de inimigos atacam ao mesmo tempo, tornando essencial o incessante uso de golpes de espada e tiros de revólver, além de poderes especiais.
O grande charme do sistema de combate da franquia é seu esquema de combos, que tem uma escala que começa com nota D (Deadly) e vai até SSS (Smokin Sick Style). Quanto mais variada e longa a seqüência de golpes, maior será o combo e, conseqüentemente, maior será o bônus. E os comandos são equilibrados o suficiente para agradar a jogadores experientes, mas sem cair na armadilha de se tornarem complexos demais para os novatos, que podem contar ainda com um sistema automático.
Uma diferença fundamental aqui é que, infelizmente, Nero apresenta bem menos opções de ataque do que Dante. Ambos estão jogáveis na aventura, mas como o primeiro recebe muito mais atenção e tempo de jogo, é um tanto estranho ficar limitado a uma quantidade de ataque quando há outro personagem capaz de alternar entre vários estilos de luta diferentes no meio da briga.
Munido da pistola Blue Rose e da espada Red Queen (que conta com uma barra de poder especial), Nero pelo menos traz uma novidade muito interessante: Devil Bringer, seu braço demoníaco repleto de surpresas. Ele serve principalmente para alcançar lugares distantes ou para se esquivar de ataques dos chefes, mas também é um fator fundamental durante os combos, já que pode se esticar para agarrar inimigos e arremessá-los longe.
Cenas de ação |
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Comparando as versões
"Devil May Cry 4", ao todo, é um jogo extremamente competente do ponto de vista técnico, com visuais e sons de primeira qualidade. O design característico da série de mantém, com chefes gigantescos, construções complexas e criaturas exóticas. Cenários e modelos foram criados com um grande número de polígonos e texturas em alta resolução que enchem os olhos pelos detalhes - além dos efeitos especiais, como reflexos na água e os projéteis das armas.
O som também impressiona, com uma trilha sonora empolgante misturando elementos de heavy metal e eletrônico, e efeitos que enfatizam os impactos das armas e as conseqüências devastadoras nos corpos de suas vítimas.
Mas é claro que as comparações entre os dois sistemas são inevitáveis, até mesmo por uma decisão polêmica da Capcom: a versão de Playstation 3 requer a instalação de 4.8GB no disco rígido antes mesmo que se possa ver a tela principal do jogo. É um processo demorado que, no aparelho que utilizamos, demorou 23 minutos para ser completado. Para tentar tornar tudo menos frustrante, durante a instalação são mostradas telas com textos que recapitulam os eventos mostrados nos jogos anteriores, o que deve agradar somente aos neófitos.
De acordo com a empresa tal decisão foi tomada para tornar o tempo de carregamento próximo do zero, o que não é exatamente verdade. A diferença de tempo entre as versões de Playstation 3 e do Xbox 360, na maioria das vezes, não passam de três segundos.
Ambas as versões contam com os mesmos extras, que se resumem a galerias de vídeos e arte, um modo de sobrevivência e um sistema de rankings online.
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