1 de julho de 2013

PA&PG (Progressão Aritmética e Geométrica)


Bem galera, não sou muito fan de matemática, mas terei que estudar PA&PG, estou escrevendo esse post no mesmo dia do post "ProjetoPost" (deus quanto post nesta fraze), onde vou melhorar a minha escrita, e blá, blá, blá... (caramba nunca escrevi usando isso antes... hahaha) (er... tive que voltar colocando os acentos no bÁl, ai ai)

Bem, esse inicio já me deixou um pouco animadinho, mas temos que começar. (quem diria treinando português e escrevendo sobre matemática, ai ai)

Bem... [SEARCH TIME]:

Olha, eu achei um vídeo aqui, de um canal do "YouTube" sobre matemática e física que eu recomendo para vocês, o "Me Salva", (até agora foi o único canal de estudos que eu gostei realmente) , acho que vou escrevendo enquanto eu vou assistindo...

Para começarmos a intender PA (Progressão aritmética) & PG (Progressão Geométrica)  temos que começar por:

-Sequencias Lógicas:

O que é Sequencias Logicas? É uma sequencia de números que podemos prever usando uma logica, é isso mesmo menininho o nome tem logica.
Podemos descobrir o numero da sequencia pensando um pouco.

Por Exemplo:
uma sequencia de números naturais:

O que é números naturais?números naturais são os números inteiros, são números como (0, 1, 2, 3,...) e não como (1,5; 1,4545; 3,5), e de maneira alguma são números negativos.
então o que é numero natural?
números inteiros e não negativos
Ok! agora já podemos continuar.

Se eu disser "sequencia de números naturais" e te der um numero você vai saber continuar logicamente.

Números Naturais=> 1,
Você completaria com: 1, 2, 3, 4,....

E agora a sequencia dos números pares:
O que são os números pares?
Número par é todo número inteiro que ao ser dividido pelo número 2 resulta em outro número inteiro.
Por exemplo: 2,4,6,8,10,12,14,16,18,20,22,24,26,28,30…
70,72,74,76,78,80,82,84,86,88,90,92,94
(Não sei porque mais minha mãe riu quando eu perguntei se 0(Zero) era um numero par... ai ai)
E eu pesquisei aqui e sim Zero é um numero par.
"Sim. Zero é par porque todo número inteiro que pode ser escrito na forma 2n (n inteiro) é par." (via profcardy)

Continuando... (A letra ficou maior um pouquinho poque eu continuei com o código do site, mas não tem problema fica até melhor para ler.)

Uma sequencia de numeros pares=>EX: 8, 10, 12, 14, 15, 17, 19.... (e assim por diante)

Agora a sequencia dos números primos=>
Obs:
Segundo nosso amigo Wikipédia um 
Número primo, é um número que o conjunto dos divisores de p, que não são inversíveis, não é vazio, e todos seus elementos são produtos de p por inteiros inversíveis. Por definição, 0, 1 e -1 não são números primos.
Um número inteiro primo, é aquele que tem exatamente quatro divisores distintos, p \in \mathbb{Z}\pm 1 e \pm p.. Já um número natural primo tem exatamente dois divisores naturais distintos: o númeroum e ele mesmo1 . (via Wikipédia)
(e a letra volta o que era antes)
bem, não sei se foi só você mas eu não intendi quase nada, deixa eu prestar mais atenção.  achei, achei, achei aqui galera...
uffa que palavreado mais rebuscado esse em matemáticos.

Números primos são números que possuem apenas 2 divisores 1 e ele mesmo.
Exemplo:: 2 divide apenas por 2 números, 1 e 2
2 é um numero primo porque, ele divide por 1, e divide por ele mesmo no caso 2.
17 tem apenas os divisores 1 e 17, portanto 17 é um número primo. Atenção:
10 tem os divisores 1, 2, 5 e 10, portanto 10 não é um número primo.

Obs: 2 é o único numero primo que é par.

Bem continuando....
Hoje é o segundo dia para continuar escrevendo neste post.
Fiquei imaginando, já penso se um guri decide copiar esse artigo e colocar em um trabalho, ha ha ha, ta lascado...

Bem agora que ja expliquei tudinho, vamos continuar com o exemplo da...
Sequencia dos números primos=>
Ex: 1, 2, 3, 5, 7...
1/1=1 1/1=1(Obs: O numero 1 pode ser desconsiderado como numero primo por conveniente. pois qualquer numero multiplicado por 1 é ele mesmo)2/1=2 e 2/2=1e por ai vai se voce intendeu direitinho... Agora começa a ficar mais interessante, então teremos que prestar mais a atenção...Sequencia de Fibonacci=>
Para construir uma sequencia de Fibonacci você apenas precisa dos 2 primeiros termos(numeros) da sequencia. a partir desses 2 números você pode prever quais serão os números seguintes dessa sequenciaVamos ao exemple:EX: 0, 1 (nossos 2 primeiros termos)Na sequencia de Fibonacci você tem que apenas somar, esses 2 primeiros termos, e o resultado sera o termo da nossa sequencia.Ex: 0,1, (0+1=1) => 0,1,1 Agora somamos os 2 últimos, (1+1=2)e por ai vai é só ir seguindo essa regrinha.
0,1,1,2,3,5,8,13...

Não esqueça que o termo seguinte é
a razão mas o termo anterior. 

Progressão Aritmética

Bem, bem, chega de sequencias, você já deve estar sabendo tudo e de saco cheio como eu..Vamos começar falando sobre a PA a famosa Progressão Aritmética que também é uma sequencia  logica.O Termo é o próximo termo de uma sequencio, o numero que você quer descobrir, é a soma do termo anterior com a razão que se conserva, permanece a mesma sempre.
A Formula ficaria:
Termo=anterior+razão Vamos fazer um exemplo para ficar mais fácil.:
EXEMPLO:
Nesse exemplo vou dizer que a nossa razão que chamaremos de R será igual a 3R=3 ok?!!!
Para o exemplo, vou começar com 1, e para descobrir o próximo termo, eu apenas somo com 3.

1, *1+3* opá é 4!!!
Ficando:
1, 4, 7, 10, 13, 16, 20....

 na temida Progressão Geométrica 

O termo que você vai gerar é igual a multiplicação do termo anterior com a sua Razão.Ficando:
Termo=Anterior*Razão

Nesse caso aqui, na progressão  geométrica, na razão não iriemos mais utilizar r e sim q , e o único motivo para essa mudança de "q" para "r" e que você não confunda a PG com a PA,, agora vamos para o exemplo:EXEMPLOq=3}1, e como vamos descobrir o próximo termo pegamos o anterior e multiplicamos pela a razão (q )

1, (1*3= 3) =Ficando> 1, 3, 9, 27, 81 ...

Bem Galera este post saiu em 2 dias, espero que realmente vocês tenham compreendido assim como eu, tentei escrever de uma forma bem simples, para que seja de fácil compreensão, espero que todos tenham intendido assim como eu. deus estou começando a repetir ideias, ai ai... você pode comentar ai em baixo, usando uma conta to Google e outras coisas do tipo, até agora essa seria a unica forma de interação que nos temos, um abraço galera e até o próximo post. 


Ficou meio macabra esta foto deixa eu por outra.

Ok! esta esta mais cute cute, gosti! see you on the next post.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por estar Comentando!!!

Regras:
1- Não Divulgar outors sites
2- Parceria só na C-box ou Chat
3- Não chingar e ofender


Se você encontrou algum Link Quebrado (Com Problema) deixe um comentário no Post informando que o Link não esta mais disponível.
 
Voltar ao Topo